sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PASTORAL CARCERÁRIA SE REUNE COM ARCEBISPO DE ARACAJU

Na tarde da quinta-feira, 28 de dezembro, o coordenador da Pastoral Carcerária do Regional NE3 e do Nordeste, Carlos Antonio de Magalhães - Magal, a coordenadora da PCr da Arquidiocese de Aracaju e do Estado de Sergipe, Maria Rita Bizerra Lopes, e a agente de pastoral e membro do Colegiado da PCr Ana Lúcia dos Santos, estiveram reunidos com o Arcebispo Metropolitano Dom José Palmeira Lessa, na Cúria Arquidiocesana de Aracaju.
Entre os diversos assuntos colocados foram evidenciados problemas existentes em algumas unidades, tais como no Presídio Feminino - PREFEM, situado no município de N. S, do Socorro -SE, onde as visitas passaram de semanais para quinzenais, prejudicando a evangelização, bem como no Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho - COMPAJAF, município de Aracaju - SE, onde o número de internos que frequenta as reuniões é mínimo e aleatório em função das restrições impostas ao acesso dos mesmos, bem como devido ao impedimento da Pastoral de fazer o chamamento nos pavilhões. O Senhor Arcebispo irá enviar uma correspondência à Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor de Sergipe informando sobre a situação e solicitando que sejam adotados procedimentos que facilitem e regularizem o trabalho da Pastoral Carcerária nestas unidades prisionais, inclusive com base na recente Resolução do CNPCP sobre assistência religiosa no presídios.


Foram também agendadas datas da celebração do Jubileu de Prata da Pastoral Carcerária de Sergipe, que acontecerá no dia 12 de agosto de 2012, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Grageru, bem como da visita ao presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador José Alves Neto, e ao reitor da Universidade Tiradentes, Joubert Uchôa. Com o presidente do TJ serão tratadas questões sobre a identificação dos agentes de pastoral e com o reitor da UNIT a viabilização de convênio para estágio de estudantes no trabalho pastoral, dentro do "Projeto Reformatório", daquela instituição. Outras datas para celebrações ficaram de ser agendadas posteriormente. 
Dom Lessa aproveitou para fazer o encaminhamento de algumas correspondências de internas do PREFEM, recebidas quando da Missa de Natal naquela instituição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário