terça-feira, 24 de novembro de 2015

Terceiro Encontro Geral de Formação da Pastoral Carcerária

Nesse último sábado, 21 de novembro, foi realizado o Terceiro Encontro de Formação Geral da Pastoral Carcerária, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. Estavam presentes o Arcebispo Coadjutor de Aracaju, Dom João José Costa, o reverendíssimo reitor do seminário, padre Jânisson de Sá, o vice-reitor do seminário, padre Christiano Silvestre, e demais sacerdotes, religiosos, seminaristas e agentes da pastoral carcerária.

O encontro teve início às 08:30 com a oração inicial e a leitura orante da Palavra de Deus, conduzida pelo seminarista Anderson Gomes. Em seguida, o padre Christiano realizou uma pequena reflexão sobre a ação pastoral da Igreja, que deve essencialmente se manifestar pela caridade e pela prática das obras de misericórdia corporais e espirituais. Salientou também, a importância de despertar em cada cristão a consciência sobre os problemas do mundo. Por fim, enfatizou que os agentes da pastoral carcerária devem realizar um trabalho de acompanhamento e de solidariedade para com todos do presídio, não somente os encarcerados, pois às vezes os agentes penitenciários são tratados com desrespeito por alguns integrantes da pastoral carcerária.

Terminada a reflexão, as pessoas se dividiram em grupos, de acordo com o presídio que frequentavam, e debateram sobre o que poderiam fazer para que o trabalho da pastoral carcerária pudesse ser mais eficaz. Houve em seguida, um momento de plenária em que cada grupo expôs as suas conclusões.

O encontro então, culminou com a celebração da missa presidida pelo padre Jânisson de Sá e depois com o almoço.

A justiça só será justiça se também for misericórdia.”











Nenhum comentário:

Postar um comentário