sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Primeiro Encontro Geral de Formação da Pastoral Carcerária




No último dia 15 de agosto, foi realizado em São Cristovão o primeiro encontro de Formação Geral da Pastoral Carcerária, com a presença do Exmo. e Rev. Dom João José Costa, Arcebispo coadjutor de Aracaju, contamos ainda com a presença de alguns sacerdotes, religiosos de diversas congregações, seminaristas e leigos e leigas de diversas regiões da arquidiocese de Aracaju.


Num clima de muita alegria e entusiasmo, a formação teve como foco principal o agir do agente da pastoral carcerária ao realizar as suas visitas, para melhor servir ao reino de Deus. O agente da pastoral carcerária tem um papel muito importante, não só ser sinal de Deus para aqueles que estão encarcerados, mas também ser presença amiga, para juntos lutarem pelo melhor cumprimento dos direitos civis e a maior promoção da dignidade humana.


O encontro foi um momento de muita oração com a Palavra de Deus, reflexão e partilha em grupo sobre as experiências vividas. Todos receberam a cruz como sinal do verdadeiro cristão e do agente da pastoral carcerária, que leva consigo também a cruz do sofrimento do outro. No encontro houve também um momento de encenação, simulando uma visita no presídio e como os agentes devem se portar diante dessa realidade. Após o almoço, o encontro de formação teve a sua conclusão com o sinal do envio missionário, com o acendimento das velas no círio pascal, sinal de que devemos ser luz para todos os que sofrem e necessitam do nosso auxílio.










Nenhum comentário:

Postar um comentário