segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Segundo Encontro Geral de Formação da Pastoral Carcerária


       O Segundo Encontro de Formação Geral da Pastoral Carcerária, foi realizado no dia 19 de setembro em São Cristovão. Estiveram presente diversos sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos engajados na pastoral carcerária. O Arcebispo Coadjutor de Aracaju, Dom João José Costa, juntamente com o padre Jânisson de Sá, reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, estiveram a frente do encontro.
        Inicialmente houve uma dinâmica em dupla, onde cada pessoa lavou as mãos da outra, sinal de que devemos sempre estar a serviço e a disposição do outro. O encontro foi marcado por um momento de oração e reflexão intensa, com a leitura orante da Palavra de Deus. A oração e a leitura da Palavra de Deus é essencial para a vida do cristão, e não pode ser diferente com o agente da pastoral carcerária, que tem a árdua missão de levar Cristo para aqueles que sofrem excluídos da sociedade. A missão do agente da pastoral carcerária é levar esperança e dignidade para aqueles que se encontram desesperados e desacreditados no cárcere.
       Após o momento de oração inicial foi realizada uma simulação, com a metodologia GVGO, onde os mais experientes verbalizavam e representavam como é, de fato, uma visita no presídio. O objetivo do GVGO é fazer com que os observadores possam compreender melhor como devem fazer uma visita ao presídio, como se comportar, como se vestir, como saudar os encarcerados, como dirigir-lhes a palavra, como demonstrar empatia e apoio…
        Após a aplicação da metodologia do GVGO, houve um momento de partilha e testemunho de vida do senhor Fernando, que relatou a sua experiência com a pastoral carcerária. Em seguida, aconteceu a divisão em grupos para que à tarde realizassem a visita ao presídio COPEMCAN em São Cristovão, onde cada grupo realizou a visita aos devidos pavilhões que foram designados.
        Após o almoço, todos foram ao presídio COPEMCAN, para que os novos agentes pudessem ter um primeiro contato com um presídio, e assim, conhecerem como é a sua estrutura e o seu funcionamento.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário