segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Assembléia da Pastoral Carcerária do Ceará

Dentro da programação anual da Pastoral Carcerária do Ceará - CNBB Regional Nordeste I, foi realizada nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, em Fortaleza, a sua Assembléia Regional, que teve como tema. “... Escondestes essas coisas aos grandes e poderosos e as revelastes aos pequeninos” (Lc 10, 21). 


O evento contou com a presença de representantes da Pastoral Carcerária das diversas Dioceses do Estado onde há unidade prisional, bem como da vice-presidente nacional Irmã Petra Pfaller e do coordenador da macrorregião Nordeste, Carlos Antonio de Magalhães – Magal. 
Padre Marco Passerini e Ruth Leite, coordenadores da Pastoral na Arquidiocese de Fortaleza e no Regional NE1 (Ceará), respectivamente, conduziram os trabalhos, tendo a programação contemplado as palestras dos visitantes, em especial da Irmã Petra que falou sobre a conjuntura nacional penitenciária, dos subsídios catequéticos para formação nos cárceres, e da Resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP, que trata das visitas de entidades religiosas aos presídios.

Magal falou sobre os Conselhos da Comunidade na Execução Penal, dando exemplos para o fortalecimento dos que já existem, e estimulando a criação de novos Conselhos, como instrumento de fiscalização da sociedade no sistema penitenciário, nos quais a Pastoral Carcerária deve participar ativamente. A mística, momentos de espiritualidade e de celebração foram dirigidos pela equipe local. A Asssembléia foi encerrada ao meio-dia do domingo com o almoço, após encaminhamentos e propostas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário