quinta-feira, 7 de junho de 2012

Coordenação da Pastoral Carcerária Nacional se reúne em Brasília

Nos dias 01, 02 e 03 de junho esteve reunida em Brasília, na Casa das Irmãs de N. S. da Piedade, a Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária, a fim de discutir propostas para o próximo Encontro Nacional, que acontecerá nesta Capital, em novembro próximo, e contou na abertura e início dos trabalhos com a presença do bispo Dom Guilherme Antonio Werlang, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB.

Durante o evento foram definidos os eixos da programação, o tema, o lema e a metodologia a ser utilizada no Encontro Nacional da PCr, sob a orientação do facilitador Lourival Rodrigues, de Goiás. Os eixos definidos foram organização e formação, em sintonia com o tema "Qualificar e organizar a Pastoral Carcerária em busca da dignidade e da paz", tendo como lema "eu vi, ouvi e desci para libertar meu povo". Até a data da realização do Encontro serão subdivididas tarefas entre os membros da coordenação, para o fechamento de todos os pontos da programação, contando também com contribuições estaduais. 
Também na oportunidade cada coordenador de Macrorregião da PCr (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul) expôs sua caminhada nos últimos doze meses, tendo sido feita em seguida uma avaliação das atribuições e estrutura desta subdivisão territorial particular da PCr.

Estiveram presente o coordenador nacional da PCr padre Valdir João Silveira, a vice-coordenadora irmã Petra Sílvia Pfaller, o assessor jurídico José de Jesus, e os coordenadores de Macrorregiões Carlos Antonio de Magalhães - Magal (Nordeste), padre Gianfranco Graziola (Norte), Manoel Feio da Silva (Sul) e a irmã Maria José Monteiro (Centro-Oeste). Não puderam comparecer a coordenadora da "Questão da mulher presa" Heidi Cerneka, e Camille Poltronielle, coordenadora da Macrorregião Sudeste da PCr.
Veja a seguir uma breve avaliação do padre Valdir acerca do evento, sobre a importância da visita da coordenação à ministra  de Direitos Humanos da Presidência da República Maria do Rosário (reportagem anterior), bem como a reflexão de Dom Guilherme no encontro sobre a PCr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário