terça-feira, 6 de setembro de 2011

DIREITOS HUMANOS - MINISTRA MARIA DO ROSÁRIO FALA SOBRE O PAPEL DA PASTORAL CARCERÁRIA

Em reunião realizada na manhã do domingo 4 de setembro em Brasília - DF, com militantes de Direitos Humanos durante o 4o Congresso do Partido dos Trabalhadores, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República - SEDH concedeu entrevista para o nosso Blog, onde falou sobre o desafio de estar à frente desta Secretaria e da importância da Pastoral Carcerária na defesa dos DH no sistema prisional. Na entrevista, a Ministra falou também sobre a necessidade de desenvolvermos uma cultura de nos proteger uns aos outros, e que as questões de DH sejam percebidas como inerentes  à vida de todo cidadão / cidadã.


Destacou que a Pastoral Carcerária representa "os olhos e ouvidos da população brasileira" dentro dos presídios, e que a SEDH da Presidência da República e o Ministério da Justiça, com o apoio e a determinação da Presidenta Dilma estarão buscando, entre outras questões, soluções para evitar as revistas vexatórias aos familiares dos apenados. 
Falou também que a partir do próximo ano deverá ser criado um mecanismo de combate à tortura, que permitirá aos peritos adentrar nas unidades prisionais ou locais restritos com a liberdade e agilidade necessárias para fazer as devidas avaliações dos fatos. Na reunião estiveram presente os deputados federais padre Luiz Couto e Domingos Dutra, os ex-deputados Nilmário Miranda e Perly Cipriano, assessores da SEDH e militantes de todos os estados do Brasil, ligados às diversas áreas dos DH. O coordenador da Pastoral Carcerária da Macrorregião Nordeste e presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe, Carlos Antonio de Magalhães - Magal, também se fez presente.

Veja abaixo vídeo / entrevista com a Ministra Maria do Rosário




Um comentário:

  1. gostaria que vcs fossem no presidio do copencam verificar a alimentação dos presos pois de fonte segura a comida so vai escaldada e azeda, tenhe dois tipo de comida vcs tenhe que olhar os que vão para o pavilhão 1 nas marmita pois o que eles mostram para vcs são deles os agentes e os presos mais chagado peça para olhar os que vai para o pavilhão 1 principalmente nos dias de quarta e quita o presidio e uma falta de respeito com os presos no presidio de copencam são cristovão, desde já agradeço .

    ResponderExcluir