sábado, 24 de setembro de 2011

SERGIPE: CONFERÊNCIA TEMÁTICA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE


Aconteceu na manhã do dia 21 de setembro, no Presídio Feminino de N. S. do Socorro – SE (PREFEM), a “1ª CONFERÊNCIA TEMÁTICA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE”, promovida pela Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, em preparação para a “3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres”, que acontecerá no próximo mês de outubro, em Aracaju, Sergipe. Todas as internas foram convidadas a participar ativamente, debatendo e colocando suas angústias e reivindicações, num ambiente democrático, favorecido pela direção do presídio, que viu na iniciativa um reforço para alcançar as melhorias que o sistema necessita, com a parceria do poder público e da sociedade civil, através da Conferência. Estiveram presente a Secretária Maria Teles e sua equipe, que conduziram os trabalhos. 

Segundo Cláudia Silva, integrante da Secretaria, todas as reinvidicações colhidas serão registradas e agregadas ao texto da Conferência Estadual, como propostas do segmento. As mais colocadas foram a necessidade de agilidade nos julgamentos, a melhoria da estrutura de ensino e educação para as internas, a situação de acolhimento dos filhos após os seis meses de vida, visto que grande parte delas não tem parentes no estado, o apoio externo e a regularização dos processos daquelas que estão na expectativa do regime aberto e liberdade condicional. Foram colocadas também as dificuldades nas visitas íntimas, a necessidade da oferta de cursos profissionalizantes, a questão do esporte e lazer, entre outras.
A Pastoral Carcerária de Sergipe esteve presente, fazendo o seu papel de porta-voz das internas e fortalecendo o ambiente para as reinvindicações em busca da dignidade no cumprimento da pena no cárcere feminino de Sergipe e do Brasil. 
Veja abaixo o pronunciamento de Maria Rita, coordenadora da PCr na Arquidiocese e no Estado, no final da Conferência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário