terça-feira, 10 de julho de 2012

4 de Julho - Dia do Agente Prisional de Sergipe

Foi realizada na quarta-feira 04 de julho, pelo segundo ano consecutivo, a comemoração do "Dia do Agente de Segurança Prisional de Sergipe", data instituida por lei e que faz parte do calendário oficial do Estado. 


O evento ocorreu na Escola de Gestão Penitenciária de Sergipe – EGESP, e contou com a presença de autoridades e convidados, entre elas o Major Edênisson, comandante da Guarda Municipal de Aracaju - SE, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da SEJUC de Sergipe - SINDPEN, Iran Alves da Silva, o presidente da Associação de Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Sergipe – ASSIPES, Edilson Santos Souza, bem como os representantes da Pastoral Carcerária, Rita, Zilda, Ana França, Bernadete, e Carlos Antônio de Magalhães - Magal, coordenador da Pastoral Carcerária do Nordeste.

 A comemoração foi iniciada com a Celebração da Palavra, presidida pelo diácono representante da Polícia Militar, sendo seguida de uma singela cerimônia, onde foi franqueada a palavra aos representantes das entidades presentes, que enalteceram a importância da data, como evento para lembrar as lutas, reivindicações e desafios da categoria. A Pastoral Carcerária parabenizou os agentes e se colocou como parceira na defesa de melhorias para todo o sistema prisional, como já vem fazendo nos últimos anos. Por sua vez, o presidente do SINDPEN reconheceu e enalteceu o papel especial da Pastoral Carcerária, inclusive na valorização da imagem do agente prisional sergipano em nível nacional.


Durante o almoço de confraternização foi exibido o vídeo da "Audiência Pública sobre o Sistema Penitenciário", ocorrida em outubro de 2011, na Assembléia Legislativa de Sergipe e que contou com a presença de personalidades locais e nacionais estudiosas do tema. Em seguida foram realizadas homenagens, sendo conferido o "Certificado de Honra ao Mérito" a Carlos Antônio de Magalhães, o Magal da Pastoral, pelos seus esforços em tornar o sistema prisional sergipano mais justo, humano e ressocializador.
Veja abaixo as entrevistas com Iran Alves, presidente do SINDPEN, ressaltando a importância da data comemorativa, e com Edilson Souza, presidente da ASSIPES, falando sobre a situação atual do agente prisional sergipano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário