sábado, 13 de agosto de 2011

PASTORAL CARCERÁRIA PARTICIPA DO ENCONTRO DE PASTORAIS SOCIAIS DA CNBB BAHIA / SERGIPE


“Evangelizar, a partir de Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela a Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida rumo ao Reino definitivo”. (DGAE 2011-2015)


Com esta motivação, aconteceu nos dias 12 e 13 de agosto, na Casa das Irmãs Mercedárias, no Rio Vermelho em Salvador - BA, mais um encontro com as coordenações de pastoral do Regional Nordeste 3 da CNBB, que compreende os estados de Sergipe e Bahia, e que teve como objetivo oferecer aos coordenadores de pastoral, momentos de formação, informação e orientações a cerca da caminhada do Regional, favorecer a troca de experiências das mais diversas e singelas realidades de cada um. 


Segundo Irmã Delci Franzen, que contribuiu no Encontro com uma "Análise eclesial a partir da 49ª Assembléia da CNBB, com ênfase no Regional- BA/SE", a Igreja no Brasil, fiel a Jesus Cristo, reafirma a importância de conhecer a realidade e de traçar metas específicas para a ação evangelizadora. O empenho da Igreja na promoção humana e da justiça social exige educar a comunidade eclesial como um todo no conhecimento e na aplicação da Doutrina Social da Igreja. É condição para os cristãos tornarem-se verdadeiros missionários da caridade, no seio da sociedade. A realização de uma quinta Semana Social Brasileira vai nesta direção. Aprovada na Assembléia geral da CNBB a Semana Social traz a temática da participação da sociedade no processo de democratização do Estado brasileiro. Pretende também resgatar e celebrar as conquistas e os desafios, que marcam as práticas das pastorais e movimentos sociais como agentes de transformação social e política em nosso país, percebendo os novos desafios e as perspectivas para uma sociedade justa, solidária e democrática. 


Participaram por Sergipe: Enrica (Pastoral Social) Evanilde (Pastoral da Sobriedade) Jairo (Pastoral Familiar), Sílvia (Pastoral da Criança), Rita e Magal (Pastoral Carcerária).
Veja a seguir vídeos com irmã Delci e padre Filip destacando a importância do Encontro para as Pastorais Sociais do Regional NE3.



Nenhum comentário:

Postar um comentário