sábado, 11 de agosto de 2012

1ª Conferência Camponesa do Estado de Sergipe: Terra, Trabalho e Organização Social do Campesinato

A Pastoral Carcerária da Macrorregião Nordeste teve a honra de prestigiar a 1ª Conferência Camponesa do Estado de Sergipe, com o tema: Terra, Trabalho e Organização Social do Campesinato. O evento aconteceu no Assentamento Moacir Wanderley, no povoado Quissamã, município de Nossa Senhora do Socorro-SE, entre os dias 08 e 10 de agosto.



A Conferência teve por objetivo discutir a realidade do campo sergipano e eleger uma delegação que se fará presente no "Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas" que ocorrerá em Brasília entre os dias 20 e 22 de agosto. Outro objetivo contemplado pelo congresso foi o de discutir diversas questões palpitantes aos movimentos campesinos, por exemplo, a análise das políticas públicas existentes que deveriam apoiar a categoria, e uma análise de conjuntura do campo no Estado e no País. Ainda houve momentos para resgatar a história da luta pela terra, como as lutas em Palmares e Canudos, uma retrospectiva das Ligas Camponesas e dos mártires que lutaram pela Reforma Agrária.


Participaram da Conferência militantes do Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra (MST), da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Sergipe (FETASE), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural (MMTR), do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), do Forúm de Articulação dos Movimentos Sociais do Campo, da Associação de Quilombolas de Sergipe, e de colônias de Pescadores. Também estiveram presente membros da "Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida", e o coordenador da Pastoral Carcerária da Macrorregião Nordeste, Carlos Antonio de Magalhães, o Magal da Pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário