quarta-feira, 16 de maio de 2012

Conselho da Comunidade de Sergipe inspeciona presídio após rebelião

Na tarde da segunda-feira 14 de maio, o Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe - CCEP/SE, juntamente com a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, inspecionou o Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho - COMPAJAF, localizado no Bairro Santa Maria, Aracaju - SE, com o objetivo de verificar o progresso dos trabalhos de restauração da unidade e a situação emergencial de encarceramento dos internos, decorridas quatro semanas do final da rebelião ocorrida nos dias 15 e 16 de abril deste ano.


Após uma entrevista com a direção, que apresentou  dados e fotos da precária situação da unidade, como resultado da rebelião, e as medidas tomadas para a recuperação das instalações, os conselheiros e o defensor percorreram os diversos ambientes da unidade, constatando os danos e as ações emergenciais de reparação, visando cumprir um cronograma ajustado com o juiz da execução penal, em especial para a reativação dos pavilhões e as visitas dos advogados e familiares. 


Nestas quatro semanas foram retirados entulhos, reparado e reativado um pavilhão, um segundo está em fase de conclusão dos serviços (foto acima), e o terceiro abriga precariamente parte dos internos. A cozinha e a lavanderia já estavam funcionando dentro da normalidade e a  sala de convivência com familiares estava sendo preparada para a retomada das visitas (foto abaixo).


Os ambientes onde funcionavam as assistências à saúde, juridica e educacional, entre outros, estão aguardando as reformas para a regularização dos serviços. Dois internos convidados aleatoriamente foram entrevistados pelos conselheiros, que responderam ao questionário do CCEP, cujo conteúdo será anexado ao relatório da inspeção que será encaminhado ao juiz da execução penal de Sergipe, Dr. Hélio Mesquita. 

Participaram da visita pelo CCEP/SE os conselheiros José Raimundo Sousa - presidente (Associação Comercial), Carlos Antonio de Magalhães - Magal (Pastoral Carcerária), Agnaldo Teixeira Carvalho Sales (Federação Espírita), Rosenice Figueiredo Machado (OAB) e Givaldo Hipólito Dantas (Associação de Cooperação Agrícola), e pela Defensoria Pública o defensor Anderson Amorim Minas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário