quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pastoral Carcerária participa de Workshop sobre Alternativas Penais

Aconteceu nos dias 29 e 30 de março, no Hotel Nacional em Brasília, o 1o Workshop Regional sobre Alternativas Penais, com a participação de representantes dos Estados da Região Centro-Oeste, incluindo também os Estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Sergipe e Ceará.

O encontro, que foi promovido pela Coordenação-Geral do Programa de Alternativas Penais do Ministério da Justiça e contou com profissionais de diversas áreas (juizes, promotores, defensores públicos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos do sistema entre outros) e voluntários da sociedade civil, teve o objetivo de ampliar os debates sobre os encaminhamentos da Politica Nacional de Alternativas Penais, quanto ao acompanhamento, monitoramento e fiscalização, e sua relação com a Justiça Restaurativa, Mediação de conflitos e Medidas Cautelares.


A programação foi iniciada na manhã da quinta-feira 29, e contou na abertura com a presença do Diretor do DEPEN/MJ - Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, Dr. Augusto Rossini, seguindo-se da apresentação da temática "A implementação do Sistema Nacional de Alternativas Penais" pela coordenadora-geral do Programa, Heloisa Adario. 


Foi apresentado na sequência experiências do "Grupo de Trabalho e Apoio ao Programa de Alternativas Penais", por Fabiana Costa – Promotora do Distrito Federal, Pedro Strozemberg, do Instituto de Estudos da Religião - ISER/RJ e Fabiana Leite – ex-superintendente de Prevenção Criminal do Estado de Minas Gerais. O Dr. Daniel Avelino, da Secretaria Geral da Presidência da República apresentou o painel "Fórum Nacional de Alternativas Penais: um mecanismo democrático de participação e controle da política" e finalizando a manhã o chefe da Divisão de Projetos da Secretaria de Planejamento do MPDFT - Ministério Público do Distrito Federal e Territórios apresentou a metodologia de trabalho das oficinas realizadas na tarde da quinta-feira (eixo 1) e manhã da sexta-feira (eixo 2). 


Na tarde da sexta-feira foram apresentados os resumos dos trabalhos dos grupos, os encaminhamentos para o Encontro Nacional de Alternativas Penais, previsto para novembro de 2012 e a eleição dos delegados para este encontro, sendo escolhida para representar a Pastoral Carcerária - PCr a Irmã Petra Silvia Pfaller, de Goiás, vice-coordenadora nacional. Participaram também pela Pastoral Carcerária, Tranquilino, coordenador da PCr do DF, e de Sergipe Magal, coordenador da PCr da Macrorregião Nordeste. 

Veja abaixo as entrevistas com Heloisa Adario falando sobre os objetivos do Workshop e Irmã Petra comentando sobre a importância do encontro. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário