sexta-feira, 23 de março de 2012

Encontro de Coordenadores Diocesanos da Pastoral Carcerária Bahia/Sergipe

Aconteceu no final de semana, 16, 17 e 18 de março, o 1o Encontro de Coordenadores Diocesanos da Pastoral Carcerária do Regional Nordeste III, que compreende os Estados de Bahia e Sergipe. O Encontro foi realizado em Aracaju, na Casa das Irmãs Terezinhas, na Colina do Bairro Santo Antonio, com 18 participantes vindos das Arquidioceses de Salvador e Vitória da Conquista, das Dioceses de Jequié, Serrinha, Paulo Afonso, Camaçari e Irecê, do Estado da Bahia, e do nosso Estado, representantes das Dioceses de Propriá e Estância, acolhidas pela Arquidiocese de Aracaju.                                                                                          



Promotor Luís Cláudio fala aos presentes
                    
Na noite da sexta-feira, após a abertura e mensagem de boas vindas aos missionários, transmitidas pelo diretor espiritual da Pastoral Carcerária local, padre Farias, foi apresentado um "Diagnóstico do Sistema Penitenciário Sergipano" pelo Promotor Luís Cláudio Almeida Santos, com base no trabalho da "Comissão Intersetorial para Estudo e Humanização do Sistema Prisional de Sergipe", conclamando a participação de toda a sociedade no processo.
No sábado pela manhã, cada representante das (arqui)dioceses fez um relato sobre sua realidade pastoral, com base em um questionário previamente distribuido, que buscava verificar a implantação das temáticas propostas à nível nacional e regional em encontros anteriores.

Animação no passeio de tototó

Após o almoço foi realizada uma atividade cultural, dentro das comemorações do aniversário de Aracaju, com um passseio de barco (tototó) pelo Rio Sergipe. No período da noite, os Delegados Jefferson Alvarenga, Ronaldo Marinho e Georlize Teles fizeram uma exposição sobre suas experiências em "Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa" com a comunidade no âmbito das Delegacias de Polícia Civil de Sergipe.                                                                                
Delegada Georlize ao centro e delegados Jefferson e Ronaldo Marinho à sua direita

No domingo pela manhã, após a missa, foi trabalhada a metodologia de evangelização nos presídios - Formação Cristã no Cárcere - visando consolidar a utilização dos subsídios produzidos pela equipe nacional de catequese. Em seguida o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários - SINDPEN - Iran Silva expôs a relação de entendimento e cooperação entre sua entidade e a Pastoral Carcerária de Sergipe (vide notícia no portal do SINDPEN: http://www.sindpen-se.com.br/ver_noticia.php?id_noticia=194&hash=318a06a3fe99d7d3f33451536cdd7022 ).

Presidente do SINDPEN-SE Iran Silva (centro, camisa branca) ao lado de Agentes Penitenciários e da Pastoral Carcerária

Ao final da manhã foi realizada uma avaliação do Encontro, sendo considerado positivo por todos os participantes. 

Veja abaixo o vídeo com comentário do padre Filip, coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Salvador - Bahia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário