sábado, 12 de novembro de 2011

ENCONTRO NORDESTE DA PASTORAL CARCERÁRIA 2011

Nos dias 04-05-06 de novembro aconteceu em Salvador - BA, o "IX Encontro Nordeste da Pastoral Carcerária - Nordestão", reunindo cerca de 100 agentes da PCr dos nove Estados da região, efetivando um aprendizado com troca de experiências e formação. O Encontro foi realizado no CTL (Centro de Treinamento de Líderes) da Arquidiocese de São Salvador - BA e contou com a presença de leigos e leigas, bispos, padres, freiras, religiosos e religiosas.

Na tarde da sexta-feira 4, após as palavras de boas vindas de Carlos Antônio Magalhães - Magal, coordenador da PCr do Nordeste, e da bênção de Dom Otorino, bispo referencial da PCr do Regional NE3, houve um debate aberto com autoridades, - Dra. Andremara dos Santos, juiza titular da Vara de Execucões Penais (VEP) em Salvador, - Dr. Geder Gomes, presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), - Dr.Maurício, defensor público do Estado da Bahia, entre outros convidados, onde se discutiu a "Lei de Prisões Cautelares". A partir da noite a programação foi dirigida exclusivamente para os agentes da PCr, começando pela espiritualidade do Encontro e a apresentação individual.


Na manhã do sábado, iniciada com a celebração da santa missa, cada estado teve a oportunidade de expor suas boas práticas em experiências exitosas, sendo realizadas em seguida oficinas onde os participantes puderam conhecer melhor cada projeto ou iniciativa. À tarde foi apresentado o tema “Formação para a vida cristã no cárcere”, pelos padres Valdir - coordenador da PCr Nacional, e Filip - coordenador da PCr de Salvador, tendo como referência o trabalho desenvolvido por uma comissão especial para catequese nos presídios. Alguns roteiros de encontros com os detentos foram testados em pequenos grupos. Na noite cultural os filhos dos detentos, acompanhados pelo Centro “Nova Semente”, da Pastoral Carcerária de Salvador, apresentaram uma peça de teatro chamada "Cuidando do cuidador". 


No domingo o padre Valdir apresentou o vídeo nacional preparado para ajudar na formação de novos agentes, acompanhado de outras temáticas complementares. Após as palavras de envio do arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, houve a despedida de todos com o compromisso de tentar colocar na prática o que foi aprendido neste Encontro. Daqui há dois anos será feita nova avaliação da caminhada no Nordestão de 2013 em Teresina, Piauí.




Nenhum comentário:

Postar um comentário