sexta-feira, 15 de julho de 2011

AGENTES DE PASTORAL CARCERÁRIA PARTICIPAM DO CURSO DE JUSTIÇA RESTAURATIVA

Foi realizado no período de 11 a 15 de julho, em São Paulo, um curso de "Formação e Práticas em Justiça Restaurativa" para cerca de 35 agentes da Pastoral Carcerária de todo o Brasil, executado pelo CDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo - SP), promovido pela Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária. Este curso visou formar facilitadores e mediadores para a implementação de práticas restaurativas em seus estados.
As práticas restaurativas, entre outras finalidades, trabalham os conflitos no sentido de: possibilitar à vitima a restauração da integridade moral e física, danificadas pelo ofensor; ajudam na reconstrução da sensação de segurança na legalidade; propiciam um manejo melhor de sua história, seus atos e suas próprias feridas, desde que assumam o que fizeram; e cria espaço, por meio de um diálogo, para as partes adotarem mecanismos de restauração que façam sentido para ambas.


Segundo Andréa, uma das instrutoras do treinamento, o curso é uma continuação da ESPERE (Escola do Perdão e Reconciliação), completando um total de 80 horas de capacitação teórica e prática. A partir desta etapa o(a)s agentes farão propostas de intervenções em seus estados. Está previsto para dezembro deste ano um novo encontro onde serão apresentadas as primeiras experiências de práticas de justiça restaurativa com a população encarcerada, suas famílias e a comunidade. 
Magal, Maria José e Cleide participaram  do curso pela Pastoral Carcerária de Sergipe.



Padre Valdir, coordenador nacional da Pastoral Carcerária, que participou de todo o treinamento, avalia o curso como uma oportunidade ímpar de conhecimento para uma próxima aplicação no nosso dia-dia. Clique no vídeo abaixo para ouvir suas considerações. 


Veja também os vídeos com os coordenadores das Macrorregiões Sul - Manoel Feio, Nordeste - Carlos Antonio de Magalhães (Magal), e Sudeste - Camille Poltroniere Santana  avaliando o encontro, e com a instrutora Joana e as participantes Ângela e Jacqueline, de Varginha, Minas Gerais. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário