segunda-feira, 18 de março de 2013

Conselho dos Direitos Humanos na PB denuncia humilhação de padres


O Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Estado da Paraíba (CEDHPB) divulgou uma nota nesta segunda-feira (18) onde afirma que dois padres tiveram que passar por uma revista íntima quando entravam na Penitenciária Flóscolo da Nóbrega, o presídio do Roger. No documento o presidente do órgão, padre João Bosco Fernandes, repudia a atitude dos servidores, que teriam coagido e humilhado os sacerdotes, e diz que vai pedir que o Ministério Público entre com uma ação penal contra os responsáveis pela ação. A Secretaria de Administração Penitenciária disse que vai apurar o ocorrido.
O fato, segundo o CEDHPB, aconteceu no último dia 14 de fevereiro. Os padres, que integram a Pastoral Carcerária, teriam sido obrigados a ficar nus e fazer movimentos de agachamento para que os agentes penitenciários verificassem se eles não estavam escondendo drogas ou objetos ilegais dentro do próprio corpo. “A atitude foi uma grande arbitrariedade, nós pedimos providências. Comunicamos o secretário e o governador Ricardo Coutinho (PSB) foi o primeiro a ficar sabendo”, disse o padre João Bosco ao G1. João Bosco enfatizou que uma resolução do Conselho Estadual de Coordenação Penitenciária, publicada no começo de março e que normatiza a entrada de membros de entidades religiosas nos presídios, veda a realização da revista íntima para essas pessoas. O documento diz apenas que só haverá exceção quando acontecer alguma denúncia ou suspeita. “Não era o caso em questão. Inclusive um dos padres, o padre Júlio Massom, faz esse trabalho da pastoral no Roger toda semana . Ele não é uma pessoa estranha no local, não precisava passar por isso”, completou o presidente do Conselho dos Direitos Humanos.

terça-feira, 12 de março de 2013

Direitos Humanos da Paraíba pede interdição do presídio do Roger


Conselho entrou com uma ação pedindo a interdição da unidade. Sistema Penitenciário disse que não foi notificado da ação do conselho.

O Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Estado da Paraíba (CEDHPB) deu entrada, na segunda-feira (11), em uma petição na Vara das Execuções Penais deJoão Pessoa solicitando a interdição total da Penitenciária Flóscolo da Nóbrega, o presídio do Roger. O órgão decidiu entrar com a ação após constatar a superlotação da unidade prisional em uma recente visita. Conforme informações do CEDHPB, também foi verificado que o presídio tem problemas de estrutura e não abriga os detentos da forma que deveria.


padre João Bosco ressaltou que além dessa petição protocolizada na segunda-feira existem outras duas ações que pedem a interdição do Roger tramitando, uma na Justiça Federal e outra na Justiça Comum. “O governo já sinalizou o desejo de fazer a interdição do Roger, mas para se fazer isso tem que se criar espaços alternativos”, destacou o presidente do Conselho dos Direitos Humanos.
Desde o início de 2013 o Roger tem registrado uma série de problemas. Quatro presos morreram durante rebeliões e brigas ocorridas no presídio.

veja reportagem na integra acessando: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2013/03/direitos-humanos-da-paraiba-pede-interdicao-do-presidio-do-roger.html


Sergipe: Presídio Feminino recebe curso de confecção de peças íntimas


Projeto Novos Rumos: Inclusão Produtiva

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SEPM), oferecem qualificação profissional a 20 alunas do Presídio Feminino (Prefem), em Nossa Senhora do Socorro. As aulas foram iniciadas segunda-feira, 11.


A ação faz parte das atividades do Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos e tem ainda a perspectiva de levar às detentas novos cursos com turmas de manicure, pedicure, pintor predial e rejunte. As aulas são ministradas pelo Senac e acontecerão de segunda a quarta- feira, em período integral, totalizando uma carga horária de 80 horas.

Maiores detalhes sobre a matéria no endereço:

quarta-feira, 6 de março de 2013

Criação da Pastoral Carcerária na Diocese de Iguatu - CE

A Diocese de Iguatu - Ce, através do seu Bispo Diocesano Dom Frei João Costa O.Carm., iniciou oficialmente no mês de fevereiro, os trabalhos locais da Pastoral Carcerária. Na ocasião houve a visita do Bispo ao internos, sendo celebrada em seguida Santa Missa.


Dom Frei João Cumprimenta os internos.

Dom Frei João e os Coordenadores da Pastoral Carcerária

Momento Celebrativo com os Internos

Internos em momento de oração

Os novos agentes da Pastoral Carcerária - Diocese de Iguatu/CE