quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Presídio tenta recuperar alguns dos presos mais perigosos do país.


         Há um mês na Penitenciária Federal em Porto Velho, por iniciativa do novo juiz, os presos passaram a ter uma série de atividades de reinserção social e as chances de salvação aumentaram.

Confira está matéria extraida do Jornal Nacional - Rede Globo, no endereço: 
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/11/presidio-tenta-recuperar-alguns-dos-presos-mais-perigosos-do-pais.html

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Egressos e familiares: mais um curso finalizado pelo Conselho da Comunidade

Na tarde do dia 16 de novembro de 2012, realizou-se a aula de encerramento de duas turmas do curso de Instalador Hidráulico, idealizado pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe - CCEP/SE, patrocinado pela AMANCO e realizado pelo SENAI/SE. O curso faz parte de um projeto do Conselho que visa capacitar egressos do sistema prisional e familiares para entrarem no mercado de trabalho, como empregados ou autônomos, na busca da reinserção social.


Na oportunidade a conselheira Silvia Santos, representante do Centro de Valorização da Vida - CVV usou da palavra para discorrer sobre a importância do trabalho que sua entidade desenvolve ao escutar as pessoas em desespero, resgatando a percepção e valorização do bem maior que temos, a vida. Apresentou dados sobre o índice de suicídios em Sergipe, que é proporcionalmente o 2º maior do país. Clenilde Alferes, assistente do Conselho da Comunidade na Execução Penal, falou aos educandos da importância da capacitação profissional para a inclusão social, e com a colaboração da conselheira Elma Passos, representante das Igrejas Evangélicas, envolveu a todos com uma dinâmica de grupo.

Também dirigiram a palavra aos alunos o vice-presidente Carlos Antonio de Magalhães - Magal, representante da Pastoral Carcerária no Conselho, bem como o presidente Raimundo Sousa, representante da Associação Comercial, que falou da carência de mão-de-obra qualificada na indústria da construção civil.

Ao final da aula foi realizada uma singela confraternização, onde os egressos, familiares, membros do Conselho e profissionais do SENAI se integraram descontraidamente em um ambiente de alegria e esperança de um futuro melhor para os  concludentes. Esteve também presente o conselheiro Antonio Carlos, representante da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas - ADCE.

sábado, 17 de novembro de 2012

Retiro da Pastoral Carcerária do Regional CNBB Nordeste 3

Dentro da programação anual da Pastoral Carcerária do Regional Nordeste 3 da CNBB, foi realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Centro de Treinamento de Líderes em Itapuã, Salvador – BA, o “Retiro Espiritual” para os agentes de pastoral das  dioceses dos estados da Bahia e Sergipe.


O Retiro foi pregado pelo Padre Filip Cromheecke, coordenador da PCr de Salvador, e teve como tema as bem-aventuranças, que foram introduzidas uma a uma com momentos de deserto e reflexão. Na noite e madrugada do sábado para o domingo foi realizada uma vigília, com a presença dos agentes, revezando durante todo o período. Duas celebrações também foram realizadas, uma no início da manhã do sábado e outra ao final da manhã do domingo, no encerramento do Retiro.


Participaram agentes da Pastoral Carcerária de diversas dioceses, sendo 13 de Sergipe, num clima de paz e silêncio, buscando ouvir o recado de Deus na sua individualidade.
Na oportunidade Padre Filip comunicou a todos que irá para uma nova missão em Porto Velho, Rondônia, a partir do final deste ano, e que todos estão convidados para a sua celebração de envio que será no dia 18 de dezembro. 
Dom Otorino, bispo de Serrinha - BA e referencial para a Pastoral Carcerária no Regional NE3, que esteve presente na Assembléia do Regional (veja matéria anterior), deixou sua mensagem sobre a importância da Pastoral, agradeceu ao Padre Filip pelo trabalho realizado com dedicação e amor pela causa dos encarcerados e saudou os participantes do Retiro, no vídeo a seguir.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ministro da Justiça critica sistema prisional do Brasil durante evento

José Eduardo Cardozo disse que prefere morrer a cumprir pena em uma prisão brasileira. A declaração foi feita durante palestra para líderes empresariais.

Veja a matéria no Jornal Hoje, portal G1, edição do dia 14/11/2012, no endereço:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/11/ministro-da-justica-critica-sistema-prisional-do-brasil-durante-evento.html

terça-feira, 13 de novembro de 2012

50ª Assembléia de Pastoral do Regional CNBB NE3 - Bahia/Sergipe

Aconteceu de 05 a 08 de novembro, no CTL - Centro de Treinamento de Líderes, em Itapuã, Salvador - BA, a 50ª Assembléia de Pastoral do Regional Nordeste 3 da CNBB, que reuniu bispos, padres, diáconos, religiosas, leigas e leigos dos estados de Bahia e Sergipe, representando dioceses, pastorais, entidades e movimentos da Igreja Católica no Regional.



A Assembléia teve como tema central "O Ano da Fé: Desafios, Perspectivas e Compromissos para o Regional NE3", bem como foram apresentadas e debatidas diversas temáticas, como a "5ª Semana Social Brasileira", os "50 Anos do Concílio Vaticano II", a "Jornada Mundial da Juventude - JMJ 2013", que ocorrerá no Rio de Janeiro, a "Campanha da Fraternidade 2013", que também enfocará a juventude, as "Celebrações das dioceses jubilares – 2012", além da análise sobre o desempenho da ação pastoral, a partir do relatório apresentado na Assembléia de 2010. 

Estiveram presente pela Pastoral Carcerária o Padre Filip Cromheecke, representando a coordenação da Bahia, e Carlos Antonio de Magalhães - Magal, coordenador regional. O presidente do Regional NE3 é Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo de Vitória da Conquista - BA.
Veja abaixo a mensagem de dom Henrique Soares da Costa, bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, destacando a importância do evento.