quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Missa em comemoração aos 25 anos da Pastoral Carcerária

No Jubileu de Prata da Pastoral Carcerária, missa é celebrada na Paróquia Nossa Senhora do Rosário



Em comemoração ao jubileu de prata da Pastoral Carcerária, foi realizada no dia 18 de agosto às 8h, missa em ação de graças na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde também se reúne a Pastoral, no Bairro Getúlio Vargas. A missa foi presidida pelo pároco e também diretor espiritual da Pastoral, o Pe. José Farias, e em seguida foi realizada uma confraternização entre os membros da PCr.


A missa faz parte das comemorações dos 25 anos da Pastoral Carcerária no Estado de Sergipe. Para a celebração do Jubileu de Prata da entidade, também foi realizado um baile dos anos 60, e uma outra missa oficial celebrada no dia 12 de agosto na Igreja Sagrado Coração de Jesus - Grageru, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom José Palmeira Lessa.

sábado, 18 de agosto de 2012

Missa de celebração do 25º aniversário da Pastoral Carcerária de Sergipe

No dia 12 de agosto, foi celebrada uma missa em comemoração ao 25º aniversário da Pastoral Carcerária de Sergipe. A missa foi realizada na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Grageru, e presidida pelo arcebispo Dom José Palmeira Lessa e concelebrada pelo padre Gilvan Carvalho, que falaram da importância da Pastoral Carcerária para a sociedade, salientando sobre a missão de ser a presença de Cristo no mundo das prisões.

















A Pastoral Carcerária foi fundada em agosto de 1987, não se sabe ao certo o dia, entre 12 e 13, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus do Grageru, com a vinda do padre Alfonso Pastore, fundador do Encontro de Casais com Cristo no Brasil. Um grupo de dez pessoas, participantes do ECC visitou pela primeira vez o Presídio de Areia Branca. Padre Raul Bonfim Borges era o pároco à época.
Tornou-se estadual em 1995, quando aconteceu o primeiro encontro congregando a Arquidiocese de Aracaju e as dioceses de Propriá e Estância. Em 1997, com a Campanha da Fraternidade dos Encarcerados, se uniu em nível nacional com a CNBB e os demais estados do Brasil.

















Logo após o culto, que foi iniciado às 19h, foi oferecido um jantar aos membros da Pastoral, pároco local e Arcebispo. Também estiveram presentes a coordenadora Estadual da PCr, Maria Rita Bizerra Lopes e o coordenador Nordeste da Pastoral Carceraria, Carlos Antonio de Magalhães – Magal da Pastoral.

sábado, 11 de agosto de 2012

1ª Conferência Camponesa do Estado de Sergipe: Terra, Trabalho e Organização Social do Campesinato

A Pastoral Carcerária da Macrorregião Nordeste teve a honra de prestigiar a 1ª Conferência Camponesa do Estado de Sergipe, com o tema: Terra, Trabalho e Organização Social do Campesinato. O evento aconteceu no Assentamento Moacir Wanderley, no povoado Quissamã, município de Nossa Senhora do Socorro-SE, entre os dias 08 e 10 de agosto.



A Conferência teve por objetivo discutir a realidade do campo sergipano e eleger uma delegação que se fará presente no "Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas" que ocorrerá em Brasília entre os dias 20 e 22 de agosto. Outro objetivo contemplado pelo congresso foi o de discutir diversas questões palpitantes aos movimentos campesinos, por exemplo, a análise das políticas públicas existentes que deveriam apoiar a categoria, e uma análise de conjuntura do campo no Estado e no País. Ainda houve momentos para resgatar a história da luta pela terra, como as lutas em Palmares e Canudos, uma retrospectiva das Ligas Camponesas e dos mártires que lutaram pela Reforma Agrária.


Participaram da Conferência militantes do Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra (MST), da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Sergipe (FETASE), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural (MMTR), do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), do Forúm de Articulação dos Movimentos Sociais do Campo, da Associação de Quilombolas de Sergipe, e de colônias de Pescadores. Também estiveram presente membros da "Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida", e o coordenador da Pastoral Carcerária da Macrorregião Nordeste, Carlos Antonio de Magalhães, o Magal da Pastoral.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Conselho da Comunidade entrega relatórios ao Juiz da 7ª Vara Criminal

Realizou-se na manhã da sexta feira 27 de julho, mais uma reunião ordinária mensal do CCEP/SE, Conselho da Comunidade na Execução Penal do Estado de Sergipe. A reunião ocorreu no auditório do Fórum Olímpio Mendonça, localizado no conjunto Orlando Dantas, Aracaju, onde foram debatidos pontos da pauta relativos às visitas de inspeção aos presídios, além de repasses das ações que o Conselho vem desenvolvendo, como o “Curso de Pedreiro Polivalente”, iniciado em junho.
 

Além disso, foram empossados como novos conselheiros os senhores Fernando Cabral e Marcos Luduvice representando o Sindicato dos Radialistas de Sergipe, e as representantes da Associação de Ensino e Apoio aos Presos, as senhoras Rosa Lins e Cinthia Silva.
Esteve na reunião para receber pessoalmente os relatórios de inspeção às unidades prisionais o Sr. Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, Juiz titular da 7ª Vara de Execução Criminal, que também falou aos presentes dos desafios a serem enfrentados por aqueles que, através do Conselho ou de outras instâncias, buscam um sistema penal mais justo e humanizado.
 

Os conselheiros também informaram detalhes sobre os relatórios das visitas realizadas ao Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho - COMPAJAF, localizado no Bairro Santa Maria - Aracaju, e ao Presídio Regional Juiz Manoel Barbosa de Souza, município de Tobias Barreto, cujos relatórios foram entregues. Ainda realizaram o agendamento das próximas visitas às unidades prisionais de São Cristóvão e N. S da Glória.