quinta-feira, 30 de junho de 2011

COORDENADOR NACIONAL DA PASTORAL CARCERÁRIA VISITA ENTIDADES DO PODER PÚBLICO DE SERGIPE


O Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária, Padre Valdir João Silveira, esteve nesta manhã e início de tarde do dia 30 de junho, visitando autoridades do poder público de Sergipe, visando um maior entrosamento e conhecimento mútuo entre a Pastoral Nacional e Estadual as entidades, para uma melhor atuação conjunta de trabalho em prol do sistema penitenciário. Padre Valdir, com Magal (coordenador da PCr Macrorregião Nordeste) e Rita (coordenadora da PCr da Arquidiocese de Aracaju), esteve no Tribunal de Justiça de Sergipe por volta das dez horas da manhã, com os desembargadores José Alves Neto (presidente do TJ) e Netônio Bezerra Machado (corregedor), além do juiz da Vara de Execuções Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, quando tratou de diversos temas sobre o sistema penitenciário, entre eles a "Comunidade de Módulo de Respeito”, realidade em Goiás e Rio Grande do Sul, o programa educacional do Paraná, e o selo de reconhecimento do CNJ para empresas engajadas no projeto “Começar de Novo”, ficando acordados envio de material informativo bem como possíveis visitas aos locais dos empreendimentos (ver link www.tjse.jus.br - TJSE e Pastoral Carcerária discutem ações de ressocialização de detentos).



No início da tarde a delegação da PCr esteve na Defensoria Pública Estadual com o Defensor Geral Dr. Raimundo Veiga, e com os Defensores Jesus Jairo, Antonio Carvalho e Gláucia Amélia, que expuseram a situação atual da Defensoria, seu trabalho e sua necessidade de expansão. Foi acertada também a programação conjunta de visitas às unidades penitenciárias de Sergipe, que acontecerão nos dias 4, 5 e 6 de julho.



Em seguida foi visitada a Defensoria Geral da União em Sergipe, que tem como Defensor Geral o Dr. Ricardo Luiz  e como adjunto o Dr. Raimundo Coelho, onde foi tratada a questão da necessidade de divulgação e expansão do quadro da Defensoria para atender as reais demandas da sociedade.
  


quarta-feira, 29 de junho de 2011

CMA RECEBE VISITA DE MAGAL DA PASTORAL E FÁBIO MITIDIERI

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), recebeu nesta terça-feira, 28/6, a visita do coordenador regional da Pastoral Carcerária, Carlos Antônio de Magalhães, o popular Magal da Pastoral. Ele que já esteve como suplente de vereador na Casa, compareceu ao Legislativo para convidar Emmanuel para compor a mesa e participar da abertura do Encontro Estadual da Pastoral Carcerária.

domingo, 26 de junho de 2011

ENCONTRO DA PASTORAL CARCERÁRIA DE SERGIPE 2011


A Pastoral Carcerária do Estado de Sergipe irá realizar nos dias 01, 02 e 03 de julho próximo o seu Encontro Estadual 2011, no auditório da ASPENE, localizado à Rua Propriá, no 76, Centro, Aracaju.
Com o tema "Olhares sobre o Sistema Penitenciário Sergipano", teremos uma ampla programação com debates, exposições e grupos de trabalho, desenvolvida por personalidades da sociedade civil e do poder público, com experiência e vivência na temática. 
No contexto espiritual teremos, dentro da programação, exposições, celebrações e troca de experiências, contando com a presença do Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária, Padre Valdir João Silveira e do Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa.
Contamos com você na abertura do nosso Encontro. Confira a programação a seguir.

ENCONTRO ESTADUAL DA PASTORAL CARCERÁRIA DE SERGIPE 2011
PROGRAMAÇÃO
Período: 01, 02 e 03/07/2011.
Local: Auditório da ASPENE - Associação dos Aposentados e Pensionistas do Sistema Petrobras no Nordeste - Rua Própria ,no 76, Aracaju – SE.
Público Alvo: Agentes da Pastoral Carcerária, estudantes de Direito, Psicologia, Serviço Social, interessados de demais cursos, diretores de unidades prisionais, Sindicato dos Agentes Penitenciários, Secretaria de Justiça, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Direitos Humanos.
01/07/2011 - Sexta Feira
15:00h: Abertura
15:30h: A Lei de Execução Penal e seu cumprimento - Dr.Evânio Moura
16:00h: Debate – “O olhar sobre o sistema penitenciário sergipano” (visão das entidades)
Debatedores: Ministério Público, Defensoria Pública, Sindicato dos Agentes Penitenciários, Meios de Comunicação (CINFORM)
17:20h: Perguntas aos expositores
18:00h: Encerramento
02/07/2011-Sábado
08:00h: Acolhimento, animação (Magal)
08:30h: Dinâmica de auto-apresentação (Rita)
09:00h: Mística e Missão da Pastoral Carcerária (Padre Farias)
09:30h: Apresentação das Dioceses
10:30h: Lanche
10:45h: Palestra “O olhar sobre sistema penitenciário sergipano” – visão do Poder Judiciário
Dr. Hélio de Figueiredo Mesquita Neto – Juiz da VEC
11:30h: Perguntas
12:30h: Almoço
14:00h: Animação – Sociodrama (Farias)
14:30h: Palestra “O olhar sobre sistema penitenciário na visão da Igreja Católica e o papel da Pastoral Carcerária”
Arcebispo Dom José Palmeira Lessa
15:15h: Partilha em grupo: como me sinto nesse contexto?
15:45h: Lanche
16:00h: Pastoral Carcerária no contexto nacional (Padre Valdir)
17:00h: Celebração Eucarística (Padre Fernando Ávila)
03/07/2011-Domingo
08:00h: Celebração Eucarística (Padre ...)
09:00h: Catequese nos presídios – metodologia (Farias)
10:00h: Lanche
10:15h: Exposições – “Integração em rede de Direitos Humanos”
Defensoria Pública, Conselho da Comunidade na Execução Penal, UNIT - Projeto Reformatório, OAB/SE. (O que fazem? Como a Pastoral Carcerária pode utilizar esses serviços?)
11:15h: Perguntas
12:00h: Avaliação e avisos  

sábado, 25 de junho de 2011

SÃO JOÃO DO PRESÍDIO FEMININO - ANIMAÇÃO TOTAL

CURTA A FESTA COM O NOSSO VÍDEO



PASTORAL CARCERÁRIA PARTICIPA DA FESTA DE SÃO JOÃO NO PRESÍDIO FEMININO


Na quarta-feira 22 de junho, das 15 às 17 horas, a mulherada do Presídio Feminino (PREFEM), em N. S. do Socorro, se esbaldou ao som de Magal e da turma da Pastoral Carcerária, em um forró bem animado, com concurso da Rainha do Milho, gincanas e tudo o mais, numa festa alegre e descontraida. 

FESTA ANIMADA AO SOM DE MAGAL E A TURMA DA PASTORAL
COM RAINHA DO MILHO E MUITO MAIS